domingo, 1 de fevereiro de 2009

"Nova" tecnologia BGA

O BGA (Ball Grid Array - Esferas de solda formadas em grade) é um Circuito Integrado que já tem aparecido há algum tempo na tecnologia, acredita-se que na época de 2003/2004.

Seu nome se deve à sua forma de conexão com a placa de circuito impresso, isto é, este componente não possui terminais de soldagem e sim pontos de conexão na sua parte inferior, onde são depositadas ESFERAS DE SOLDA, ou seja, ele não possui acesso externo para retrabalhá-lo com ferro de solda como os C.I.s normais.

Veja abaixo esquema representando um BGA:
Os círculos são os pads onde ficam depositadas as esferas de solda.

Já na foto abaixo, há a representação esquemática de um BGA visto de lado:


- DIE: é onde fica o Circuito Integrado;
- MOLDING: é a parte que protege o Circuito Integrado;
- SUBSTRATE: é a base do BGA.

Os círculos abaixo da base representam as esferas.

Abaixo, uma foto do BGA sem as esferas. Podem verificar que os pads estão limpos:


Já na foto abaixo, mostramos um BGA já retrabalhado (já foi feito o reballing), pronto para ser colocado novamente na placa.


Dois tipos de trabalho efetuados no BGA: O "reballing" e o "reflow". O reballing, como todos que têm xbox já conhecem, é a retirada das esferas e a recolocação de novas esferas. Já o reflow, quando não há necessidade de retirar o BGA, é aplicado um fluxo entre o BGA e a placa, que é aquecido com pré aquecedor e estação de retrabalho, para fazer com que as esferas "ganhem nova vida".

2 comentários:

  1. AMIGO BOA TARDE ESTOU LENDO SUA REPORTAGEM SOBRE BGA E EU TENHO UMA DÚVIDA O QUE É NECESSÁRIO (DIGO DE FERRAMENTAS ) PARA RETIRAR O BGA ? PQ EU SOMENTE TENHO UMA ESTAÇÃO DE SOLDA ... GOSTARIA DE SABER SE PRECISA DE ALGUMA MÁQUINA ESPECÍFICA E AONDE POSSO COMPRA-LA .. AGRADEÇO QUE PUDER ME AJUDAR ...

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, desculpe não postar antes, não tenho tido tempo para atualizar o blog.
    Respondendo a sua pergunta, tem uma maquina específica para BGA que é a IRDA ou infrared. Tem vários modelos, o problema é que a maioria é importação aí sai meio caro. Aqui na minha oficina eu uso um preheater mais a estação, até o momento tem servido bem. Consigo retirar e colocar o BGA com certa tranquilidade. O maior problema é em alinhar o BGA e colocar as esferas nele mas com os stencil(molde para BGA) fica mais fácil. O mais importante é evitar a estática(pois eles não são tão resistentes como parecem). Até o momento eu gastei uns 2 mil reais com equipamento, como o número de serviço é razoável não optei pela IRDA ainda.
    Dá uma olhada nesses links
    http://cgi.ebay.com/T-862-BGA-IRDA-Infrared-IC-Rework-Reflow-35mm-VGA-PC_W0QQitemZ390101143451QQcmdZViewItemQQptZLH_DefaultDomain_0?hash=item5ad3d70f9b

    http://cgi.ebay.com/New-BGA-reballing-station-40-template-stencils-XBOX_W0QQitemZ170386377484QQcmdZViewItemQQptZLH_DefaultDomain_0?hash=item27abd1cb0c

    http://cgi.ebay.com/BGA-Station-8-universal-Stencil-Template-balls-paste_W0QQitemZ170372635832QQcmdZViewItemQQptZLH_DefaultDomain_0?hash=item27ab001cb8

    http://cgi.ebay.com/41-models-heated-type-BGA-reballing-stencil-template_W0QQitemZ170389991613QQcmdZViewItemQQptZLH_DefaultDomain_0?hash=item27ac08f0bd

    ResponderExcluir